Notícias

Produzir mais e melhor: mais produtividade com sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta e assistência do Senar

23/09/2021 15h03

Dificuldades na tentativa de reestruturar a propriedade e em lidar com questões gerenciais fizeram com que o produtor rural Getúlio de Abreu procurasse a Assistência Técnica e Gerencial para atender a Fazenda Dois Irmãos, localizada no município de Pium. Um ano depois da chegada do Senar os resultados começaram a aparecer e o produtor conseguiu investir em recuperação de pastagens e também no Sistema ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), melhorando os indicadores da propriedade.

O técnico de campo, Lindomar Braz, explicou que o programa teve como objetivo apoiar o produtor na atividade da sua propriedade, que é a bovinocultura de corte com foco na preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e na melhoria da produção e renda: “quando chegamos aqui conseguimos identificar que a propriedade tinha muitas pastagens degradadas e fizemos o planejamento para começar a reforma. Conseguimos recuperar as áreas, implementamos o confinamento e orientamos também o produtor a intensificar as áreas de pastagens pensando sempre na preservação dos recursos naturais”, pontuou o técnico.

O produtor também investiu no sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, que permite que o gado tenha um melhor conforto térmico, ajudando no desenvolvimento, no ganho de peso e posteriormente na lucratividade.

“Com a ATeG estou entendendo mais sobre a importância da administração rural, tendo o cuidado de identificar os erros que cometi lá atrás e agora estamos trabalhando para acertar. Tive que fazer calagem, investir em tecnologia no preparo de solo e plantio. Adquirimos recentemente mais bezerras, implementamos o confinamento e todos os processos foram feitos de forma detalhada”, afirmou Getúlio.

Para conhecer mais sobre o programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, acesse nosso site. Fique por dentro também de todas as informações relacionadas ao agro. (www.senar-to.com.br www.faetrural.com.br).