Notícias

Da rede para a mesa: Produtores do Parque Aquícola Sucupira aprendem a diversificar produtos à base de pescados

14/03/2022 20h50

O Sistema FAET/Senar promoveu o curso Beneficiamento e Processamento de Pescado para produtores rurais do Parque Aquícola Sucupira; Esses pescadores produzem em média 10 toneladas de peixe ao longo do ciclo de criação  produzindo espécies como: sucupira, piauçu, tilápia e tambaqui.

Com o campo promissor para o segmento, os produtores do Parque Aquícola Sucupira viram uma necessidade de agregar valor ao pescado. Enoque Ferreira, considera o curso o primeiro passo para começarem a comercializar produtos à base da proteína do peixe. Ele afirma que é preciso primeiro um planejamento e uma estruturação para avançarem nesse projeto “Aprender a fazer é o primeiro passo, depois vem a estruturação para começar a comercializar produtos prontos para o consumo.”

Produtora rural e feirante, Roseli Maria de Souza, perdia vendas por não saber a técnica para fabricar o filé de tilápia. Ele é o carro chefe no criatório e também um dos produtos mais procurados por seus clientes. Roseli encontrou no curso do Senar a oportunidade de aprender a manusear o produto que é tão almejado por seus clientes. “Eu estava precisando muito desse treinamento, vim aqui aprender a fazer o filé, e agora também sei fazer almôndegas, salgados, tortas, cremes tudo de tilápia”.

Mais que conhecimento, o curso proporcionou valores, é o que comentou Maria Luiza Barbosa, que investe no turismo ecológico do parque, recebendo as pessoas que vão conhecer o local e também a forma de produção “A gente produz o peixe, mas desconhece a importância dele na nossa alimentação. Com esse curso vamos poder diversificar nosso trabalho, nossa alimentação e o mais importante, vamos poder ensinar para nossa comunidade a importância que tem o peixe do nosso criatório”, comenta com orgulho dos benefícios do seu pescado.

O Tocantins está na décima oitava posição no ranking nacional da piscicultura. Em 2021 a produção foi de 16.250 toneladas, dos quais, 250 toneladas só de tilápia.