Notícias

Agricultora decide abrir empreendimento após curso “Panificação Rural” realizado pelo Sistema FAET/SENAR

16/09/2021 19h04

A agricultora, Joseli Ribeiro, da fazenda Lagoa Formosa, encontrou no curso de “Panificação Rural” uma oportunidade de se qualificar para dar início ao seu sonho: abrir um empreendimento na cidade, o município de São Valério. Apesar de já ter experiência com a panificação, a produtora sentia necessidade de uma capacitação que garantisse mais segurança no preparo e na qualidade dos produtos que serão oferecidos aos clientes.

Durante o treinamento de “Panificação Rural”, a agricultora e outras dez participantes realizaram a confecção e fabricação de massas como: bolo e pudim de mandioca, pão de queijo de batata doce, pão de cenoura e batatinha, pão integral com uvas passas e também pizzas. “Eu fabricava as massas tradicionais, agora com o treinamento vou utilizar ingredientes que eu já tenho disponível na fazenda, como por exemplo, a mandioca. Era um sonho antigo de abrir minha lanchonete, essa capacitação me deixou mais preparada e também abriu mais opções no meu cardápio”, pontuou Joseli.

Quem garante o resultado positivo do treinamento é a instrutora do Senar, Patrícia de Oliveira, engenheira de alimentos. Para ela, o curso desperta o interesse nas mulheres de empreender e garantir uma renda extra para o lar “Uma das motivações das mulheres que chegam aqui é de ter a oportunidade de abrir um novo negócio, de melhorar a renda de casa, de se tornar uma empreendedora”. Já para a mobilizadora do curso, Gleysiani Castro muitas mulheres mudaram de vida por causa desse curso do Senar “Não deu nem tempo de anunciar direito o curso, quando abrimos as inscrições muitas mulheres ficaram interessadas. Quem conhece o trabalho do Senar sabe que a oportunidade é única e transformadora”, afirmou.

O curso de “Panificação Rural” faz parte dos treinamentos de Formação Profissional Rural, na área de agroindústria, realizado pelo Sistema FAET/Senar. Os interessados podem procurar o sindicato rural do município ou região e também acompanhar a agenda dos cursos disponível no site do sistema. (www.faetrural.com.br www.senar-to.com.br )